Subir para o topo

Apresentação Maker Educ em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA)

No dia 22 de Fevereiro, o MAKER EDUC realizou apresentação da sua proposta pedagógica para  25 educadores que integram as áreas técnicas das secretarias de Educação das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Na oportunidade, a Equipe da MAKER EDUC realizou palestra e workshop a fim de apresentar para os técnicos das supracitadas prefeituras as funcionalidades e as metodologias do projeto educacional da empresa.

 O movimento maker não tarda a invadir as escolas, afinal, as sinergias são muitas nestes dois universos. Não foram poucos os estudiosos que trataram da necessidade de aliar a teoria à prática, entre eles, nomes de renome como Montessori, Paulo Freire e Dewey. Glasser  também – na sua famosa pirâmide – aponta o “fazer” como uma estratégia das mais assertivas para o processo de aprendizagem.

William Glasser (1925-2013) é um psiquiatra estadunidense célebre por vários estudos a respeito de saúde mental e comportamento humano. Apesar do foco de seu trabalho ser saúde mental, seus estudos são aplicados também na área da educação. A Pirâmide de Aprendizagem é um desses casos.

Esse estudo propõe uma mudança de visão nos modelos do ensino, o qual, em vez de adotar o estilo expositivo, no qual o estudante é um personagem passivo no processo de aprendizagem, apenas recebendo os conteúdos; a teoria estimula sua participação ativa para a construção do conhecimento.

Para a teoria de Glasser, somente uma parte do conhecimento é assimilada de acordo com a maneira com o qual você estuda. Por exemplo, se apenas é feita a leitura de um conteúdo, a porcentagem da retenção das informações é menor do que ao ter o assunto explicado por alguém ou por meio de trabalhos em equipe, tentando pôr em prática o que está sendo estudado.

Em outras palavras, Educar pela prática.

O movimento Maker, portanto, consegue dar sentido ao que se estuda e, pelo seu aspecto lúdico, engaja os alunos em atividades pedagógicas. A cultura Maker, portanto, é revolucionária, porque consegue mostrar que é possível se estudar e se aprender com prazer, curiosidade e criatividade.

Ao fim da apresentação, os educadores presentes demonstraram grande aprovação em relação ao material didático proposto pela MAKER EDUC porque ele se adequa perfeitamente às tendências e necessidades atuais da Educação, além das profundas sinergias com as competências e habilidades sugeridas pela BNCC. 

Comentar o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.